Sabe quais são as diferenças entre PHEV, HEV e EV?

São cada vez mais as marcas que se aliam à proteção do ambiente, optando por fabricar veículos com novas tecnologias eletrificadas. PHEV, HEV e EV são as grandes tendências do mercado mas, sabe realmente o que significam estas abreviaturas?

PHEV – Plug-in Hybrid

Os PHEV’s têm um motor de combustão interna e um motor elétrico alimentado por bateria. Assim, permite que a bateria armazene energia suficiente para alimentar o motor elétrico e, por sua vez, diminuir o uso de combustível até 60%. Isso pode economizar tempo e dinheiro na bomba de gasolina. Os PHEV podem viajar até 50 km alimentados com energia elétrica.

HEV – Veículo Híbrido Elétrico

Os HEVs funcionam com um motor de combustão interna e um motor elétrico que usa a energia armazenada numa bateria. Ao contrário da maioria dos veículos elétricos, os utilizadores de HEV carregam as suas baterias por meio de travagem regenerativa.

A travagem regenerativa armazena a energia cinética (energia usada para parar o carro) e usa-a para carregar a sua bateria e ajudar o motor de combustão interna a acelerar o veículo. 

Um tipo de HEV, usa uma bateria e um motor elétrico para fazer o carro funcionar. Embora não possam funcionar exclusivamente com energia elétrica, estes maximizam a poupança de combustível, ao desligar o motor de combustão interna durante as paragens completas. O híbrido completo tem bateria para fazer o carro movimentar-se usando apenas com eletricidade, mas geralmente apenas para distâncias curtas.

EV – Veículo Elétrico

Os EV’s destacam-se da maioria dos veículos do mercado por não possuírem motores de combustão interna. Em vez de gasolina ou gasóleo, estes veículos funcionam apenas com bateria. Os seus utilizadores podem carregá-los em casa usando carregadores EV de Modo 1, isto é, uma tomada doméstica ou o Modo 2. Poderão também usar carregadores mais potentes (Modo 3) projetados para estações de carregamento comerciais, que apresentam carregamentos mais rápidos.

Para mais informações, contacte um dos nossos vendedores: https://z-auto.pt/sobre-nos/

Deixe o seu email para saber todas as novidades da Z Auto!


    *Campos de preenchimento obrigatório.


    Sobre o Grupo Lizauto

    O Grupo Lizauto sempre se dedicou ao ramo automóvel e, tem uma longa experiência na atividade do retalho e reparação automóvel. Com início em meados do século passado, foi evoluindo e ajustando a sua estrutura face às exigências do mercado e das marcas por si representadas, com especial enfoque na relação com o meio e a satisfação dos nossos clientes. Neste momento, o Grupo Lizauto está presente em Leiria com a representação da marcas Alfa Romeo, Jeep, Fiat, Abarth, Fiat Professional e a sua própria marca de veículos semi-novos, a Z Auto. Nas Caldas da Rainha conta com a marca Opel, a Z Auto, Alfa Romeo, Jeep, Fiat, Abarth, Fiat Professional e o serviço BMW. Em Torres Vedras, o Grupo representa a Opel e, mais recentemente, a Kia.